Há
determinadas alterações físicas e cognitivas,
resultantes do processo de envelhecimento, que podem prejudicar a
condução e, consequentemente, a segurança dos
condutores idosos na estrada.
A
visão, que é o principal sentido de recepção
de estímulos, pode sofrer algumas modificações à
medida que a idade vai avançando, como:
- Na condução nocturna que pode ser mais difícil ver os reflexos luminosos resultantes das luzes dos outros veículos ou da iluminação da própria via;
- maior dificuldade em ver as pessoas, objectos e movimentos que se encontram fora da linha direta de visão do condutor, demoram mais tempo a ver e “interpretar” os sinais de trânsito ou as placas que identificam as ruas e, até mesmo, em reconhecer que lhe são familiares.
- Aconselho que faça exames regulares à sua visão em curtos espaços de tempo bem como evite conduzir à noite.
A
audição, também, pode apresentar algumas
debilidades, nomeadamente:
- através do aumento da dificuldade do condutor em ouvir os sinais sonoros dos outros veículos, as sirenes e, até mesmo os ruídos do seu próprio veículo.
Apesar deste não ser o principal sentido de
receção de estímulos são estes sons que
muitas vezes alertam o condutor para a necessidade de parar ou
reduzir a velocidade.
Também aqui, aconselho exames à audição
em espaços de tempo curtos. Também em relação
à acção motora podem existir alterações:
- aumenta a debilidade dos músculos, tornando mais difíceis determinadas ações frequentes e determinantes à condução automóvel, como a dificuldade em virar a cabeça para ver diretamente para trás, rodar o volante de forma rápida ou travar de forma segura.
Neste sentido, também, os reflexos se tornam mais
lentos, podendo afetar a rapidez com que o condutor reage.
- Aconselho a evitarem viagens longas e a escolherem estradas com pouco fluxo de trânsito.
Outro fator que prejudica a condução
automóvel e que aumenta normalmente com o envelhecimento é
a ingestão de medicamentos, principalmente, daqueles que
provocam sonolência, tonturas ou que diminuem o nível de
vigilância do condutor.
Estas dificuldades manifestam-se ou agravam-se em
determinadas situações como:
- na condução noturna;
- com condições atmosféricas adversas;
- na mudança de direcção ou de via de trânsito;
- na ultrapassagem ou cedência de passagem;
- na entrada e saída de auto-estradas ou vias equiparadas.
Dada a diversidade de limitações que cada
um e nós pode sofrer ao longo do processo de envelhecimento, é
o condutor que, em primeira linha, deve fazer uma auto-análise
do seu estado físico e psíquico e decidir quais as
estratégias a adotar para conduzir até o mais tarde
possível em segurança.
Sempre que possível, utilizem veículos de
caixa-automática, evitar-vos-á a complexidade do
trabalho de embraiagem e o manuseamento da caixa de velocidades.
Verifica-se no ensino da condução
instrutores com idade já avançada, deixo-vos um alerta,
pensem e verifiquem até que ponto vocês profissionais
não estão a colocar a vossa vida e dos alunos em
perigo, poderão já não ter capacidade para
evitar um acidente causado por um movimento menos certo de um aluno
que tem ao vosso lado. Deixo um alerta ao IMT! Se a categoria da
carta de condução de pesados de passageiros caduca aos
65 anos, porque não caduca, também, a licença de
instrutor?
Aproveito o momento e terminando o ato eleitoral do
passado domingo, para desejar que a partir de agora não haja
vencedores nem vencidos, mas sim um “arregaçar de mangas”
na competência e no trabalho de forma que os grandes vencedores
sejam os Tomarenses.
Em matéria de segurança rodoviária,
deixo três alertas:
- Ponte do Carril: urge de uma intervenção rápida;
- a iluminação nas passagens de peões é precária ou inexistente;
- nas placas triangulares, deverá ser colocado um sinal vertical que, obrigue os condutores a contornar as referidas placas pelo lado direito. Verifica-se que, alguns condutores, não sabem por onde contorná-las, embora a lei seja clara a partir de Março de 2005, toda a placa ao eixo das vias de dois sentidos e independentemente se é triangular ou não, deverá ser contornada pela direita. Exemplos: placa junto ao cemitério de Marmelais; placa imediatamente a seguir às bombas de combustível de Venda da Gaita.
Um abraço, conduzam com segurança!
Amilcar Ferreira
Diretor/instrutor Escola de Condução
Estrela do Nabão