segunda-feira, 9 de março de 2015

O Ranking das Escolas de Condução. Já está!

Finalmente, o IMT, enquanto entidade reguladora da atividade do ensino da condução e das escolas de condução, veio fornecer informação relevante para os intervenientes no processo de habilitação de condutores. O desenvolvimento e aprendizagem das competências necessárias ao exercício da condução em segurança é o resultado da motivação e capacidades intrínsecas do candidato a condutor, associados à formação de excelência ou não, em escola de condução.
A Lei nº 14/2014, de 18 de Março, prevê a possibilidade do IMT, disponibilizar periodicamente os resultados das provas de exame – teóricos e práticos – por escola de condução e foi o que aconteceu. Os dois semestres relativos ao ano de 2014, já estão «cá fora».
A partir de agora, os candidatos a condutores e seus familiares dispoêm de uma ferramenta pública, que os poderão orientar na seleção de onde tirar a carta de condução. Os candidadtos a condutores, não querem reprovar, o dinheiro não abunda e o trauma psicológico de uma reprovação é angustiante.
Há anos que travo uma «luta» contra as vigarices das escolas de condução low-cost. O sofrimento dos que lá se inscrevem e nada obtiveram, deram-me ainda mais força para me envolver na divulgação pública por escola, das taxas de aprovação à primeira. Não é uma vitória minha, é uma vitória de todos os que defendem o profissionalismo, a competência e o rigor, numa àrea extremamente sensível que é: formação de condutores.
No espaço de duas semanas, o IMT, disponibilizou no seu site, os resultados das aprovações à primeira por escola de condução.
Como já é sabido, a Escola de Condução Estrela do Nabão, liderou nos resultados das aprovações nos dois semestres. No primeiro semestre, liderou na Cidade de Tomar e em todos os concelhos ao seu redor. No segundo semestre, liderou em Tomar e em todo o distrito de Santarém, sendo, também, uma das primeiras classificadas no país.
É um orgulho para mim e para a minha equipa, para os alunos e certamente, também o será para todos os Tomarenses. Todos contribuiram à sua maneira para este enorme êxito: 83,3% de aprovações nos exames teórico e 90,7% de aprovações nos exames práticos.
Foi fácil? Claro que não!
Exigiu de mim, como líder da equipa, à equipa, aos alunos, um rigor e um feedback, para que estes resultados acontecessem. Liderámos em mais de mil escolas de condução! Em qualquer organização, o sucesso só poderá acontecer com rigor, saber e profissionalismo e caros leitores, coloquei toda a minha experiência e saber ao serviço do grupo e vencemos! Sinto-me feliz e orgulhoso? Claro que sim!
Durante os últimos dias, temos recebido enormes manifestações de carinho, muito nos têm sensibilizado e muito têm contribuido para a nossa alegria. Prometo-vos, que iremos continuar a vencer e iremos continuar ao vosso lado,a lutar e partilhar sonhos.

Amílcar Ferreira
Diretor/Instrutor