terça-feira, 1 de dezembro de 2015

AS PASSADEIRAS E OS ATROPELAMENTOS

È com enorme consternação, que, abordo este tema, mas, não poderia ficar indiferente aos inumeros atropelamentos que têm ocorrido nas passadeiras. Todos eles causados essencialmente por questões comportamentais e de desrespeito pelas regras de trânsito.
Os condutores e os peões, têm que ter a noção da enorme desproporção existente entre os veiculos, cuja agressividade é notória e a fragilidade dos peões, que também utilizam a via pública arriscando a sua integridade fisica, quando ficam ao alcance dos veiculos.
Embora o atravessamento das faixas de rodagem pelos peões deva fazer-se nas respectivas passagens assinaladas, é necessário ter em conta que em certos casos, esta obrigação pode não ser cumprida se não existir qualquer passagem assinalada a menos de 50 metros.
Também, o condutor nunca se deve esquecer, que, ao mudar de direção é obrigado a moderar a velocidade e a ceder passagem aos peões que estejam a atravessar a faixa de rodagem, à entrada da via que vai tomar, mesmo que, não exista passagem assinalada para peões.
A não cedência de passagem aos peões pelo condutor, que muda de direção dentro das localidades, bem como, o desrespeito pelo trânsito de peões que tenham iniciado a travessia nas passagens para o efeito assinaladas, constitui contraordenação grave. Estando previsto na lei, uma coima mais sanção acessória de inibição de conduzir de um mês a um ano.
A vulnerabilidade dos utentes da via é um sintoma da deficiente envolvente rodoviária e falta de responsabilização de quem a utiliza.
Antes de sermos condutores, todos somos peões, e cada condutor, também peão, tem a obrigação de os respeitar e de ser solidário e compreensivo com as suas dificuldades. Deverá, enquanto condutor, moderar especialmente a velocidade na aproximação de passagens para peões, antecipar e prever cenários, para nunca ser surpreendido nem surpreender.
Enquanto peão, nunca deverá atravessar a faixa de rodagem, mesmo nas passagens assinaladas, sem ter a certeza que a velocidade e a distância que vem o veiculo, não existe o perigo de colisão. Quando atravessarem a faixa de rodagem, façam-no, o mais rápido possivel. Lembrem-se, que, enquanto peões, poderão ser atropelados nas passadeiras e terem culpa. Porquê? Porque o regulamento do código da Estrada, diz, que os peões, só poderão fazer o atravessamento, quando da sua atravessia não resultar perigo, se houve atropelamento, houve perigo.
Portanto, não abusem do direito de prioridade nas passagens de peões, até porque, enquanto peões, somos o elo mais fraco.

Façam da segurança rodoviária, um testemunho rigoroso de comportamentos e atitudes responsáveis. Importa consciencializar que a lágrima advém muitas vezes de escolhas e negligências que antecedem a sinistralidade rodoviária.
Diretor/Instrutor Escola de Condução Estrela do Nabão

Sem comentários:

Enviar um comentário