quinta-feira, 29 de novembro de 2012

COMBUSTÍVEIS DE MARCA BRANCA. MITOS E REALIDADES!


Numa altura em que milhões de portugueses têm à porta o maior saque fiscal que há memória, vem a DECO PROTESTE e depois de testar quatro combustíveis: Galp Gforce, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché dizer que é tudo igual ao litro!
A polémica é tão antiga quanto os próprios combustíveis de marca branca!
Pensem então comigo:
Tendo em conta que as marcas brancas compram o combustível (sem aditivos) às petrolíferas Galp, Repsol, BP, etc e se a tão falada aditivação é recente e aparentemente praticado apenas por algumas companhias e não em todas as gasolineiras, então podemos concluir que ao longo dos últimos anos estas companhias tem vindo a comercializar um produto que danifica as mecânicas dos automóveis? Claro que não!
De acordo com os construtores, automóvel GM, Toyota e Renault, todos referem não se opor à utilização dos combustíveis de marca branca desde que estes cumpram com as normas e padrões de qualidade impostos pela legislação em vigor, o que é o caso em Portugal!
Vamos à explicação técnica:
  • Para que haja uma boa performance do seu veículo em termos de consumo e potência é importante que os injetores estejam em bom estado de limpeza.
Será necessário algum aditivo constante? Claro que não!
Tem alguma garantia que os combustíveis que não são de marca branca têm esse aditivo? Claro que não!
Então que fazer? Deixo-vos ao vosso critério! Eu há muitos anos que utilizo combustíveis de marca branca e de quando em vez, mais ou menos 20.000 kms, adquiro uma embalagem de liquido “limpa injetores” e adiciono no depósito do combustível e assim ninguém me engana, porque tenho a certeza que adciono aquilo que muitos lhe querem chamar “aditivos”!
Quanto à saúde do motor do seu veículo, o aditivo ou não, não tem importância, mas sim uma boa qualidade de óleo e mudanças do mesmo óleo e filtro na quilometragem adequada.
É urgente criar um regulador para o setor que defenda os consumidores e fixar coimas realmente eficazes. Basta de alegações enganosas e práticas lesivas aos consumidores.
Deixo-vos um conselho final – pressões corretas nos pneus, não “puxar” muito as mudanças nem deixar “morrer” o motor do veículo e nada de excessos de velocidades, além de contribuir para a vossa segurança e dos outros, o consumo de combustível reduzirá de certeza!
Amilcar Ferreira