O
excesso de velocidade aumenta muito o risco de acidente,
desempenhando um papel determinante em cerca de 30% dos acidentes
mortais. Trata-se de um dos maiores problemas para a segurança
rodoviária. Cerca de 40% a 50% dos condutores ultrapassam o
limite de velocidade recomendado e 10% a 20% excedem esse limite em
mais de 10 quilómetros por hora. A velocidade excessiva
aumenta a probabilidade de acidente bem como a de ferimentos graves e
de morte em caso de acidente.
Não
há uma solução única para o problema do
excesso de velocidade. A resposta passa por uma combinação
entre uma melhor concepção de infra-estruturas
rodoviárias e a educação dos condutores. Os
controles e as câmaras na estrada têm, em certa medida,
um papel dissuador do excesso de velocidade. Discordo em absoluto nos
radares escondidos “caça à multa” em que o objetivo
é apenas sacar do povo mais impostos.
Poupariam-se
muitas vidas, diminuir-se-ía a taxa de sinistralidade
rodoviária se os condutores fossem informados onde estão
os radares, mas há muito que somos governados e tutelados por
gente “sábia” e então aí está o povo
e as empresas a pagar os erros e os roubos daqueles que todos os dias
nos “entram pela casa dentro” a pedir sacrificios.
A
época Natalícia aproxima-se, com ela mais viagens são
efetuadas, deixo-vos alguns conselhos de forma que a chegada em
alegria não seja trocada por um manto de dor.
Assim:
- Em caso algum utilize o telemóvel com o veículo em circulação. Pare o veículo em sitio seguro para falar, ler ou enviar mensagens.
- Pare de 2 em 2 horas saia do veículo e tome um pouco de ar.
- Não conduza sob efeito de álcool, drogas e certos medicamentos.
- Arrume a mercadoria no porta-bagagem e tente distribuí-la o mais equilibrado possível.
- Atenção ao estado das escovas de limpa-vidros e à pressão correta dos pneus.
- Não tenha pressa em chegar, mas sim chegar em segurança. Modere a velocidade na aproximação de todos os locais de má visibilidade, ao entrar dentro das localidades, na aproximação de passagens de peões ou se as condições atmosféricas forem más.
- Com as condições atmosféricas adversas, circule com os médios ligados e complemente com as luzes de nevoeiro em caso de estar nevoeiro.
- Atenção à distância em relação ao veículo da frente, aumente essa distância sempre que o piso esteja em mau estado ou escorregadio.
- Utilize sempre o cinto de segurança e as crianças devem viajar na cadeira apropriada e devidamente amarrada.
- Faça refeições leves, não conduza depois de ingerir uma refeição abundante.
- Se tiver de efetuar a manobra de ultrapassagem, “desça” a mudança de forma que a manobra seja executada o mais rápido possível.
- Não exceda os limites de velocidade e adote a velocidade de acordo com o meio envolvente, nomeadamente, as condições atmosféricas.
- Nas curvas de má visibilidade não utilize só o travão , utilize também o motor como auxiliar do travão. Trave com a caixa de velocidades.
- Veja o estado de todo o sistema de iluminação do veículo.
- Em caso de avaria, tente colocar o veículo em sitio seguro e coloque o triângulo de pré-sinalização de perigo, pelo menos a 30 metros do veículo de forma que o triângulo se veja a pelo menos 100 metros. Utilize, também, o colete enquanto coloca o triângulo ou repara a avaria.
- Ao entrar nas vias de acelaração das auto-estradas ou vias equiparadas, aumente a velocidade de forma que ao entrar na faixa de rodagem das mencionadas vias o faça em segurança.
- Se abordar algum acidente, ajude se necessário, se não for preciso ajuda, afaste-se e prossiga a viagem.
Com o final do ano a aproximar-se, não deixo de
expressar o nosso muito obrigado pelos agradecimentos que tenho
recebido, vindo de vários quadrantes da sociedade.
- Procurei melhorar os conhecimentos e criar atitudes positivas aos leitores.
- Orgulhamo-nos da elevada taxa de aprovações que proporcionamos aos nossos alunos.
- Alertei os candidatos a condutores . Eles hoje já sábem os sérios riscos que correm ao matricularem-se nas escolas de condução low-cost.
- Resolvemos ao nosso balcão milhares de situações de condutores e veículos, para isso mantemo-nos abertos inclusivé à hora de almoço.
- Ajudamos a criar muitas oportunidades de trabalho, nomeadamente, na formação de condutores de pesados e formação CAM.
Os tempos que se aproximam não vão ser
fáceis. Vão haver alterações ao regime
jurídico do ensino de condução, escolas de
condução low-cost terão de encerrar, é a
minha percepção.
As dificuldades financeiras do povo irão
aumentar, austeridade doentia e a frieza tecnocrata assim o diz, mas
nós cá estamos para continuar a ajudar-vos neste bem
essencial da vida: a carta de condução.
A todos os leitores do jornal Cidade de Tomar, a todos
os alunos, ex-alunos e amigos desejo um Feliz Natal e um melhor ano.
Não percam a esperança numa vida melhor.
Um abraço.
Amilcar Ferreira
Diretor/Instrutor Escola de Condução Estrela do Nabão